HOME FSST

FSST

Conheça a nossa Missão...

APRESENTAÇÃO

A Faculdade Santa Teresa é resultado e projeção do trabalho desenvolvido pelos salesianos e leigos e o desabrochar de um compromisso salesiano de educar com compromisso, seriedade e competência. A Faculdade Santa Teresa é resultado e projeção do trabalho desenvolvido pelos salesianos e leigos e o desabrochar de um compromisso salesiano de educar com compromisso, seriedade e competência.

 

História da Faculdade: Processo de Transferência Para a Missão Salesiana de Mato Grosso

No ano de 2003 foi iniciado o processo de Transferência de Mantença do Instituto de Ensino Superior do Pantanal – IESPAN, até então mantido pela Associação de Ensino Superior do Pantanal – AESPAN, para a Missão Salesiana de Mato Grosso – UCDB - concretizado pela Portaria n. 347 de 01 de fevereiro de 2005, do Ministério da Educação e Cultura, publicada no D.O.U., de 03/02/05.
O IESPAN oferecia os seguintes cursos de graduação:
Nome do Curso Início
- Ciências Econômicas 1999
- Direito 2003
- Turismo 1999
- Zootecnia 1999
Em 29 de agosto de 1998 foi publicada a Portaria MEC n. 788 de 27/07/1998 credenciando o IESPAN pela autorização de funcionamento do curso de Zootecnia. Os cursos ofertados do IESPAN são os seguintes:
- Curso Início Dados Legais
- Autorização Reconhecimento
- Documento Prazo


Ciências Econômicas 01/03/1999 Portaria MEC 94 de 14/01/1999, publicada em 18/01/1999. Portaria MEC 3.975 de 06/12/2004, publicada em 08/12/2004. 03 anos
Direito 01/03/1999 Portaria MEC 3.352 de 05/12/2002, publicada em 06/12/2002.
PORTARIA Nº 873, DE 15 DE JULHO DE 2009.
A Secretaria de Educação Superior, usando da competência que lhe foi conferida pelo Decreto nº 5.773, de 9 de maio de 2006, alterado pelo Decreto nº 6.303, de 12 de dezembro de 2007, e tendo em vista o Parecer do Relatório SESu/DESUP/COREG nº 230/2009, da Diretoria de Regulação e Supervisão do Ensino Superior, conforme consta do Processo nº 23000.003197/2006-38, Registro SAPIEnS nº 20050014904.


Turismo 01/03/1999 Portaria MEC 1.218 de 30/10/1998, publicada em 03/11/1998. Portaria MEC 3.974 de 06/12/2004, publicada em 08/12/2004. 04 anos
Zootecnia 01/03/1999 Portaria MEC 788 de 27/07/1998, publicada em 29/07/1998. Portaria MEC 2.891 de 24/08/2005, publicada em 26/08/2005.
Definição da Identidade da Faculdade Salesiana de Santa Teresa
A Faculdade Salesiana de Santa Teresa - FSST - é uma instituição confessional, católica e salesiana, que tem sua missão fundamentada nos valores éticos e cristãos da pedagogia de seu fundador S. João Bosco e busca “capacitar profissionais e contribuir na formação de cidadãos conscientes de suas responsabilidades com o ser humano, comprometidos com a ética e a justiça social”.
A FSST é mantida pela Missão Salesiana Católica de Mato Grosso – MSMT, entidade católica, beneficente, educativo-cultural e de assistência social e considerada uma das maiores Organizações Não-Governamentais na área educativa e de promoção social da juventude nos estados onde atua: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e oeste de São Paulo.
A FSST no contexto do ensino superior da MSMT se encontra como um ponto avançado e de apoio pela peculiaridade da região, pois além de se constituir numa região de turismo deve ser explorada pelas suas riquezas minerais, faunísticas, vegetação e até arqueológicas. Assim as Universidade e Faculdades que hoje integram a IUS da MSMT têm uma região a ser utilizada para pesquisa em diversos campos.


A Faculdade Salesiana no contexto atual
A Faculdade Salesiana de Santa Teresa, desde sua implantação até o presente momento, procura atender as necessidades locais, no que tange à formação de cidadãos e profissionais aptos a participarem ativamente do processo de desenvolvimento da região em que vivem, região esta cujas desigualdades sociais ainda são marcantes.
A idoneidade da mantenedora, no campo de ensino, é plenamente comprovada por não ter havido, durante todo o tempo de existência, irregularidades na administração do ensino, interrupções no funcionamento dos cursos.
Atualmente, a Faculdade oferece quatro cursos de graduação (Administração,Direito, Enfermagem e Pedagogia), em plena expansão de suas atividades. A capacidade de investimento, a seriedade e o interesse da instituição pode ser verificado no aceite da Instituição na comunidade local e na procura da mesma pelos vários setores da comunidade.
A FSST é uma referência hoje em infra-estrutura para a região. Atualmente a FSST possui:
- 14 salas de aula com ambiente confortáveis e climatização
- Sala de multimídia
- NUPRAJUR com 6 escritórios e secretaria
- Biblioteca moderna
- Chácara Band´Alta
- Auditório com 160 lugares
- Rampas permitindo acessibilidade ao portadores de necessidades especiais
- Banheiros apropriados para portadores de necessidades especiais
- 1 laboratório de informática com 35 unidades de computadores
- Piscina semiolímpica
- Pátios e quadras amplos
- Novo Portal

 

Os projetos de cursos/atividades e os cursos ministrados pela FSST serão supervisionados pela Diretoria, e em matéria didática-científica e pedagógica coordenados pelas Coordenações, respeitadas as competências das demais unidades.Os projetos de cursos/atividades e os cursos ministrados pela FSST serão supervisionados pela Diretoria, e em matéria didática-científica e pedagógica coordenados pelas Coordenações, respeitadas as competências das demais unidades.

Faculdade Salesiana de Santa Teresa: formando bons cristãos e honestos cidadãos.



MAIS DETALHES



MAIS DETALHES

Pastoral Universitária

Plano Pastoral da Faculdade Salesiana de Santa Teresa

Este Plano da Pastoral da Universidade (PdU) visa cumprir a missão particular da Faculdade Salesiana de Santa Teresa, (FSST) de ser sinal e portadora do amor de Deus aos jovens, especialmente aos mais pobres. Nascida do “coração da Igreja” e convicta da importância do seu serviço para que a Igreja continue a realizar a sua missão, a FSST compromete-se a difundir o Evangelho de Jesus Cristo e uma concepção integral da pessoa humana e a ajudar “a comunidade universitária a exprimir sua identidade católica e a encarnar a fé em suas atividades cotidianas”  por meio da sua ação pastoral.

Embasada nos princípios católicos e salesianos, a Pastoral da Universidade da FSST caracteriza-se pela abertura ao diálogo e, por isso, é promotora da ação ecumênica, do diálogo inter-religioso e do diálogo com os não-crentes, a fim de que os jovens acadêmicos cresçam como pessoas formadas integralmente, capazes de, no exercício da atividade profissional, construir um mundo mais justo, ético e solidário.

A Pastoral Juvenil Salesiana, segundo o carisma de Dom Bosco, compreende a evangelização como ação prioritária, capaz de conduzir os jovens ao conhecimento e à experiência profunda de Jesus Cristo. Alicerçada por uma ação dinâmica e realista, a Pastoral Juvenil Salesiana dedica todos os seus esforços à educação dos jovens e, com eles, traça um caminho de amadurecimento humano e de crescimento na santidade de vida. Por isso, vê os jovens não somente como destinatários, mas também como protagonistas de sua própria história. E, “justamente por ser pastoral juvenil, ela é sempre e ao mesmo tempo evangelização e educação ou, talvez pudéssemos dizer, evangelização que, propondo aos jovens viver a própria vida segundo a forma com que Jesus mesmo viveu, também é sempre formação integral da pessoa e, portanto, educação”.[1]

O carisma salesiano vivido em todas as ações educativas da FSST se fortifica no olhar da Pastoral Universitária com um caminho de oferta da possibilidade e dos caminhos para a experiência com o Senhor da Vida, para tanto se organiza e planeja suas atividades ao longo do ano de 2019, tendo a comunidade Salesiana como animadora e as diretrizes da Missão Salesiana do Mato Grosso (MSMT) como indicadora dos caminhos. Em especial na vivência do ano jubilar dos 125 da chegada dos primeiros salesianos às terras mato-grossenses que constituem a MSMT e dos 120 anos da presença salesiana em Corumbá MS.



[1] A PASTORAL JUVENIL SALESIANA: Quadro Referencial, p. 33.

 



MAIS DETALHES