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SOBRE NÓS

     A Faculdade Salesian de Santa Teresa coloca em prática a difícil, mas imperativa, tarefa de instigar seus docentes e alunos ao ensino, pesquisa e extensão, criando uma sinergia que fortalece o conhecimento,o aprendizado e o caráter. Deste modo, consegue formar cidadãos responsáveis, amparados por valores cristãos. Esta formação e estes ensinamentos adquiridos fazem o cidadão uma base sobre a qual pode ser constrída uma sociedade justa e com  meios para superar os desafios atuais.

     

Formação

     Fazer um curso superio promove o aperfeiçoamento da pessoa, enquanto sujeito capaz de pensamento crítico, livre e responsável. Oferece ferramentas para que os profissionais formados possam atuar de modo competente no mercado de trabalho. A graduação é um dos elementos fornecedores de desenvolvimento da sociedade, estimulando o estudo, a pesquisa, o debate e o  ganho efetivo de conhecimento que se converte em cidadania. Ingressar em num curso de graduação significa conquistar um espaço próprio, apresentar ideias novas e contribuir para que o mundo tenha mais soluções criativas e inteligentes.

 

Escolha!

     Durante nossa jornada profissional e pessoal, muitas portas se abrem, expondo vários caminhos para que possamos fazer nossas escolhas. Busqe o conhecimento, faça a diferença empenhe-se cada dia.

  

    Atualmente, a Faculdade oferece quatro cursos de graduação (Administração,Direito, Enfermagem e Pedagogia), em plena expansão de suas atividades. A capacidade de investimento, a seriedade e o interesse da instituição pode ser verificado no aceite da Instituição na comunidade local e na procura da mesma pelos vários setores da comunidade.

 

Faculdade Salesiana de Santa Teresa: formando bons cristãos e honestos cidadãos.

Faculdade Salesiana de Santa Teresa


Identidade


Missão

“Animar e gerenciar a missão educativa com a força do carisma Salesiano em suas unidades”.

Visão

Ser uma rede de excelência acadêmica nas dimensões educativo pastoral

Valores

1. Sistema Preventivo de Dom Bosco 2. Competência 3. Solidariedade 4. Ética 5. Fidelidade


Nuprajur

Nucleo de Prática Juridica...

Administração

     Administração está entre os cursos que apresentam maior demanda de alunos no Brasil. É, efetivamente, uma área abrangente que permite ao profissional atuar em diversos ramos do setor público e privado. No Santa Teresa, os acadêmicos aprendem matérias do ciclo profissional, tais como: marketing, produção,recursos humanos, finanças, materiais, empreendedorismo e gestão. Trabalha em praticamente todos os departamentos, nos quais gere recursos fianceiros, amteirais, humanos e mercadológicos.

     O cursos apresenta uma formação humanista, cristã, crítica e reflexiva, visando o exencício da cidadania e do bem comum. Capacita o futuro administrador para atuar com competência, tranparência e profissionalismo. Aos acadêmicos estão disponíveis diversos tipos de ação e produção extraclasse, programas que contribuem para consolidar o conhecimento teórico e, sobretudo, o prático.

     

Direito

    O bacharel em Diretiro é o profissional responsável pela interpelação e aplicação das leis e demais princípios e normas do ordenamento jurídico. No exercício da profissão, cuida da correta utilização das normas jurídicas vigentes em um país, para organizar as relações entre indivíduos e os diversos grupos que compõe a sociedade. Buscar a harmonia e a correção da relações entre os cidadãos, as empresas e o poder público é a uma das funções do bacharel em Direito.

     O aluno formado possui diversas oportunidades profissionais: pode ingressar, através de concursos, na carreira de Promotor de Justiça, de Delegado de Polícia, tanto Estadual quanto Federal, Magistratura, Procuradorias da União, dos Estados e do Municípios, Defensoria Pública, entre outras muitas opções. Como profissional liberal, pode atuar como advogado na defesa se seus clientes. Para ser advogado é preciso ser aprovado no exame da OAB.

     As parcerias público-privadas (PPP), incentivadas pelo governo federal, tornam o mercado atraente para o advogado especialista em contratos públicos. Como se vê, atual conjuntura de trabalho oferece um leque variado de escolhas profissionais e diversas carreiras públicas e no setor privada.

Enfermagem

APRESENTAÇÃO DO CURSO
 O projeto do curso de Enfermagem da Faculdade Salesiana de Santa Teresa propõe uma educação superior que visa colocar em sua prática cotidiana o que sugere a LDB, lei n. 9.394/96, em seu artigo 43, inciso VI,“[...] estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, em particular, os nacionais e os regionais, prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta  uma relação de reciprocidade.”

O curso pretende, por meio deste projeto, repensar o papel do enfermeiro em consideração à organização de atividades e ações que possibilitem o desenvolvimento das habilidades cognitivas e das competências comunicativas, enfatizando-se a competência para o profissional formado atuar em diversos contextos sociais, por intermédio desse conhecimento. Dessa forma, a educação deve cumprir um triplo papel, econômico, científico e cultural, estruturada em quatro dimensões: aprender a ser, conhecer, fazer, conviver, em atendimento às diretrizes curriculares do curso de Enfermagem.

 

MISSÃO DO CURSO 

O curso de Enfermagem da Faculdade Salesiana de Santa Teresa terá como Missão:

“Formar profissionais de caráter generalista com visão ética, humanística, crítica e reflexiva, para atuar em equipes multiprofissionais, em todos os níveis da atenção à saúde, nos parâmetros científicos do desenvolvimento intelectual, no exercício das funções que lhes são atribuídas legalmente.”

 

MERCADO DE TRABALHO 

O mercado de trabalho garante boas oportunidades de emprego para os enfermeiros nas empresas públicas e privadas, como ambulatórios, consultórios, clínicas, hospitais, centros de reabilitação e Estratégias de Saúde da Família e saúde da coletividade

 

 

OBJETIVOS DO CURSO
 

 Objetivo Geral

Formação do enfermeiro com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual, com visão ampla e global, que respeite os princípios ético-bioéticos e culturais do indivíduo e da coletividade.

 

Objetivos Específicos:  

  • exercer sua profissão de forma articulada ao contexto social, entendendo-a como uma forma de participação e contribuição social;
  • desempenhar atividades de planejamento, organização e gestão de serviços de saúde públicos ou privados, além de assessorar, prestar consultarias e auditorias  no âmbito de sua competência profissional;
  • manter controle sobre a eficácia dos recursos tecnológicos pertinentes à atuação garantindo sua qualidade e segurança;
  • conhecer métodos e técnicas de investigação e elaboração  de trabalhos acadêmicos e científicos;
  • conhecer os fundamentos históricos, filosóficos e metodológicos da enfermagem e seus diferentes modelos de intervenção.
  • desenvolver uma postura ética profissional.
  • atuar profissionalmente, compreendendo a natureza humana em suas dimensões, em suas expressões e fases evolutivas;
  • incorporar a ciência/arte do cuidar como instrumento de interpretação profissional;
  • estabelecer novas relações com o contexto social, reconhecendo a estrutura e as formas de organização social, suas transformações e expressões;
  • reconhecer-se como coordenador do trabalho da equipe de enfermagem;
  • assumir o compromisso ético, humanístico e social com o trabalho multiprofissional em saúde.
  • promover estilos de vida saudáveis, conciliando as necessidades tanto dos seus clientes/pacientes quanto às de sua comunidade, atuando como agente de transformaçãosocial;
  • usar adequadamente novas tecnologias, tanto de informação e comunicação, quanto de ponta para o cuidar de enfermagem;
  • atuar nos diferentes cenários da prática profissional, considerando os pressupostos dos modelos clínico e epidemiológico;
  • identificar as necessidades individuais e coletivas de saúde da população, seus condicionantes e determinantes;
  • intervir no processo de saúde-doença, responsabilizando-se pela qualidade da assistência/cuidado de enfermagem em seus diferentes níveis de atenção à saúde, com ações de promoção, prevenção, proteção e reabilitação à saúde, na perspectiva da integralidade da assistência;
  • coordenar o processo de cuidar em enfermagem, considerando contextos e demandas de saúde;
  • prestar cuidados de enfermagem compatíveis com as diferentes necessidades apresentadas pelo indivíduo, pela família e pelos diferentes grupos da comunidade;
  • compatibilizar as características profissionais dos agentes da equipe de enfermagem às diferentes demandas dos usuários;
  • integrar as ações de enfermagem às ações multiprofissionais;
  • gerenciar o processo de trabalho em enfermagem com princípios de Ética e de Bioética, com resolutividade tanto em nível individual como coletivo em todos os âmbitos de atuação profissional;
  • planejar, implementar e participar dos programas de formação e qualificação contínua dos trabalhadores de enfermagem e de saúde consoantes com as especificidades da região sulpantaneira.

A formação do Enfermeiro pela Faculdade Salesiana de Santa Teresa de Corumbá atenderá as necessidades sociais da saúde, com ênfase no Sistema Único de Saúde (SUS) e assegurará a integralidade da atenção e a qualidade e humanização do atendimento.

 

PERFIL DO EGRESSO
 O enfermeiro formado pela Faculdade Salesiana de Santa Teresa terá como perfil a formação generalista, humanística, ética, bioética, crítica e reflexiva, qualificada para o exercício da profissão, com capacidade de aprofundar conhecimentos e contribuir para a solução de problemas do processo saúde/doença, no âmbito, regional e nacional.

 

NÚMERO DE VAGAS
 Curso de Enfermagem, bacharelado em 5 anos, oferecerá anualmente 50 vagas no período noturno. Para o número de alunos matriculados, a IES tem apresentado as condições de infraestrutura e dimensionamento do corpo docente de forma a atender plenamente as necessidades acadêmicas.

 

ESTÍMULO A ATIVIDADES ACADÊMICAS 

As atividades acadêmicas serão estimuladas internamente por meio de:

  • projetos interdisciplinares e específicos de determinadas disciplinas, com vista ao aproveitamento dos saberes construídos em sala de aula;
  • visitas técnicas e atividades de extensão que envolverão as disciplinas;
  • palestras, minicursos e debates realizados em sala de aula, sobre temas relevantes para a formação do bacharel em enfermagem;
  • a Semana Científica da Enfermagem, atividade anual, que envolverá os alunos em atividades acadêmico-científicas diversas.
  • o Movimento de Extensão em Enfermagem de Corumbá, projeto institucional anual, que realizará atividades específicas de extensão.

 

 

 

Pedagogia

CURSO DE PEDAGOGIA


CONTEXTUALIZAÇÃO 

O curso de Pedagogia com atuação para a docência na Educação Infantil, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Educação Básica e na Pedagogia e Educação Social (educação não escolar), proposto pela Faculdade Salesiana de Santa Teresa (FSST) sinaliza a necessidade de ampliação e diversificação na formação de profissionais em educação, denominados pedagogos para atuar em diferentes nichos de mercado existente no mundo do trabalho, o que demonstra o comprometimento da IES com a sociedade em que está inserida.

Em Corumbá, Mato Grosso do Sul, a FSST é a única instituição particular de ensino superior com aulas presenciais na região e tem como mantenedora a Missão Salesiana de Mato Grosso (MSMT).

A proposição do curso representa uma inovação local em seu segmento, pois com a proposta da FSST, o pedagogo passará a ser percebido como profissional da educação, atuante nas áreas da saúde, assistência social, no terceiro setor e demais instituições privadas, além da área educacional propriamente dita.

 

OBJETIVOS DO CURSO 

Considerando a finalidade da proposta pedagógica do curso de Pedagogia, seus objetivos estão voltados para as atividades plenas da docência na Educação Básica, e das competências pedagógicas necessárias à atuação do pedagogo em instituições não escolares, no terceiro setor e na rede de proteção e garantia de direitos de crianças e adolescentes nas áreas da assistência social.

 

PERFIL DO EGRESSO 

O egresso do curso de Pedagogia será um profissional formado para atuar na docência na Educação Infantil, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; bem como no terceiro setor e na área da assistência social, atuando com ações socioeducativas preconizadas pelas políticas públicas, desde sua aplicação à gestão das mesmas.

 

NOMENCLATURA DO CURSO 

O formado no curso de Pedagogia será Licenciado em Pedagogia, com atuação para a docência na Educação Infantil, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Educação Básica e na Pedagogia e Educação Social (educação não escolar).

 

ESTRUTURA CURRICULAR  

A organização curricular do curso de Pedagogia observa a Resolução CNE/CP 02, de 01 de julho de 2015, que estabelece em seu artigo 13º a carga horária dos cursos de Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior em, no mínimo, 3.200 (três mil e duzentas) horas de efetivo trabalho acadêmico, com duração de, no mínimo, 8 (oito) semestres, ou 4 (quatro) anos.

O curso de Pedagogia da FSST está distribuído da seguinte maneira:

- 420 (quatrocentas) horas de prática de ensino como componente curricular, distribuídas ao longo do processo formativo;

- 400 (quatrocentas) horas dedicadas ao estágio curricular obrigatório, na área de formação e atuação na educação básica, contemplando também outras áreas específicas, se for o caso, conforme o projeto de curso da instituição;

- 2.220 (duas mil duzentas e quarenta) horas dedicadas às atividades formativas estruturadas pelos núcleos definidos nos incisos I e II do artigo 12 desta Resolução, conforme o projeto de curso da instituição; e

- 200 (duzentas) horas de atividades complementares que possuem o caráter teórico-prático por meio da participação em atividades de iniciação científica; iniciação à docência; de extensão; monitoria, entre outras, consoante ao projeto de curso.

A estrutura curricular do curso está organizada em oito períodos, com a duração de um semestre letivo, totalizando oito semestres, os quais articulam várias disciplinas que integram os seguintes núcleos, em conformidade com a Resolução CNE/CP nº 01/2006 e a Resolução CNE/CP 02, de 01 de julho de 2015:

- núcleo de estudos básicos;

- núcleo de estudos integradores; e

- núcleo de aprofundamento e diversificação de estudos.

 

NÚCLEO  DE ESTUDOS BÁSICOS
O curso oferece as disciplinas básicas de formação que são comuns à formação e fundamentação geral do curso e que subsidiam as demais disciplinas da estrutura curricular, são elas:

- Antropologia da Educação

- Educação Especial

- Filosofia da Educação

- História da Educação

- História do Pensamento Pedagógico

- Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS

- Política Educacional e Organização da Educação Básica

- Psicologia da Educação

- Sociologia da Educação

 

NÚCLEO  DE ESTUDOS INTEGRADORES
No núcleo de estudos integradores estão inseridas as disciplinas de enriquecimento curricular à formação do acadêmico, contemplando várias áreas de conhecimento específico na formação do pedagogo, bem como o estágio, trabalho de conclusão de curso e atividades complementares, conforme especificado, a seguir: 

- Currículo e Avaliação

- Educação a Distância – EaD

- Educação Ambiental

- Educação e Direitos Humanos

- Educação étnico-racial, gênero e diversidade

- Empreendedorismo e Educação Empreendedora

- Estágio Obrigatório em Docência na Educação Infantil I (creche)

- Estágio Obrigatório em Docência na Educação Infantil II (pré-escola)

- Estágio Obrigatório em Docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental I

- Estágio Obrigatório em Docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental II

- Ética e profissão docente

- Fundamentos de Didática no Ensino Fundamental

- Fundamentos e Metodologia da Alfabetização e Letramento

- Fundamentos e Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa

- Fundamentos e Metodologia do Ensino de Artes

- Fundamentos e Metodologia do Ensino de Ciências Naturais

- Fundamentos e Metodologia do Ensino de Geografia

- Fundamentos e Metodologia do Ensino de História

- Fundamentos e Metodologia do Ensino de Matemática

- Fundamentos legais da Educação Infantil

- Trabalho Pedagógico e Didática na Educação Infantil

- Jogos, Recreação e Ludicidade

- Literatura e Educação

- Novas Tecnologias da Educação

- Metodologia Científica

- Elaboração e Análise de Projetos

- Trabalho de Conclusão de Curso I

- Trabalho de Conclusão de Curso II

 

NÚCLEO DE APROFUNDAMENTO E DE DIVERSIFICAÇÃO DE ESTUDOS  
 As disciplinas que compõem este núcleo contemplam as diferentes demandas sociais, oportunizando a investigação e a prática sobre processos educativos e de gestão em diferentes instituições escolares e não-escolares, abaixo identificadas:

- Educação de Jovens e Adultos – EJA

- Gestão Escolar

- Práticas Inovadoras na/da Educação

- Políticas Públicas da Assistência Social e Educação

- Pedagogia e Educação Social em Organizações não-escolares

- Estágio Obrigatório em Pedagogia e Educação Social (não-escolar)

 

MATRIZ CURRICULAR 

A matriz curricular do curso está organizada por núcleos e por período, conforme apresentado, a seguir:

 

Organização da matriz curricular por núcleos

Núcleo de Estudos BásicosNúcleo de Estudos Básicos

Disciplinas   Carga Horária
Antropologia 80h
Educação Especial 80h
Filosofia da Educação 80h
História da Educação 80h
História do Pensamento Pedagógico 80h
Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS 40h
Política Educacional e Organização da Educação Básica 80h
Psicologia da Educação 80h
Sociologia da Educação 80h


 

Núcleo de Estudos Integradores

Disciplina Carga Horária
Currículo e Avaliação 40h
Educação a Distância – EaD   80h
Educação Ambiental 40h
Educação e Direitos Humanos 40h
Educação étnico-racial, gênero e diversidade 80h
Elaboração e Análise de Projetos 80h
Empreendedorismo e Educação Empreendedora 40h
Estágio Obrigatório em Docência na Educação Infantil I (creche) 80h
Estágio Obrigatório em Docência na Educação Infantil II (pré-escola) 80h
Estágio Obrigatório em Docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental I 80h
Estágio Obrigatório em Docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental II 80h
Ética e profissão docente 40h
Fundamentos de Didática no Ensino Fundamental 80h
Fundamentos e Metodologia da Alfabetização e Letramento 80h
Fundamentos e Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa 80h
Fundamentos e Metodologia do Ensino de Artes  80h
Fundamentos e Metodologia do Ensino de Ciências Naturais  80h
Fundamentos e Metodologia do Ensino de Geografia  40h
Fundamentos e Metodologia do Ensino de História  40h
Fundamentos e Metodologia do Ensino de Matemática  80h
Fundamentos legais da Educação Infantil 80h
Jogos, Recreação e Ludicidade  40h
Literatura e Educação  80h
Metodologia Científica 40h
Novas Tecnologias da Educação 80h
Trabalho de Conclusão de Curso I 80h
Trabalho de Conclusão de Curso II 80h
Trabalho Pedagógico e Didática na Educação Infantil 80h


 

Núcleo de Aprofundamento e Diversificação de Estudos

 

Aprofundamento em: Eja, Gestão Escolar e Pedagogia Social 
Disciplinas  Carga Horária
Educação de Jovens e Adultos – EJA  80h
Gestão Escolar 80h
Práticas Inovadoras na/da Educação 80h
Políticas Públicas da Assistência Social e Educação 80h
Pedagogia e Educação Social em Organizações não-escolares 80h
Estágio Obrigatório em Pedagogia e Educação Social (não-escolar) 80h

 

 

Organização da matriz curricular por períodos (semestres)

1º Período 
Disciplinas  Carga Horária*

CH

  Total  

Crédito 
T  PE  E
Psicologia da Educação 80h  -     -    80h 4
História da Educação 80h - - 80h 4
Filosofia da Educação  80h - - 80h 4
Sociologia da Educação 70h  10h  - 80h 4
Metodologia Científica  40h - - 40h 2
Antropologia da Educação 40h - - 40h 2
Total    390h   10h - 400h 20

 

2º Período
Disciplinas Carga Horária*

CH

  Total  

 Crédito 

 T     PE      E   
Política Educacional e Organização da Educação Básica 80h - - 80h 4
História do Pensamento Pedagógico  40h - - 40h 2
Educação Especial  60h 20h - 80h 4
Ética e profissão docente 40h - - 40h 2
Educação Ambiental 30h 10h - 40h 2
Educação e Direitos Humanos 40h - - 40h 2
Educação étnico-racial, gênero e diversidade 60h 20h - 80h 4
Total    350h    50h - 400h 20

  

3º Período
Disciplinas Carga Horária*

CH

    Total    

Crédito
   T      PE       E    
Currículo e Avaliação 40h - - 40h 2
Fundamentos legais da Educação Infantil 80h - - 80h 4
Trabalho Pedagógico e Didática na Educação Infantil 60h 20h - 80h 4
Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS 40h - - 40h 2
Fundamentos de Didática no Ensino Fundamental 60h 20h - 80h 4
Educação de Jovens e Adultos – EJA 60h 20h - 80h 4
Total    340h     60h     -     400h   20

 

4º Período
Disciplinas  Carga Horária* 

CH

  Total  

Crédito
   T      PE     E  
Fundamentos e Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa 60h 20h - 80h 4
Fundamentos e Metodologia do Ensino de História  60h 20h - 80h 4
Fundamentos e Metodologia do Ensino de Matemática  60h 20h - 80h 4
Fundamentos e Metodologia da Alfabetização e Letramento 60h 20h - 80h 4
Estágio Obrigatório em Docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental I - - 80h 80h 4
Total     240h      80h     80h   400h 20

  

5º Período
Disciplinas Carga Horária*

CH

Total

Crédito
  T       PE     E
Fundamentos e Metodologia do Ensino de Artes 60h 20h - 80h 4
Fundamentos e Metodologia do Ensino de Ciências Naturais 60h 20h - 80h 4
Fundamentos e Metodologia do Ensino de Geografia  60h 20h - 80h 4
Jogos, Recreação e Ludicidade  20h 20h - 40h 2
Empreendedorismo e Educação Empreendedora 20h 20h - 40h 2
Estágio Obrigatório em Docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental II - -   80h   80h 4
Total     220h    100h 80h 400h 20

 

6º Período
Disciplinas Carga Horária*

CH

Total

Crédito
T PE E
Literatura e Educação 80h - - 80h 4
Educação a Distância – EaD 60h 20h - 80h 4
Práticas Inovadoras na/da Educação 60h 20h - 80h 2
Elaboração e Análise de Projetos 80h - - 80h 4
Estágio Obrigatório em Docência na Educação Infantil I (creche) - - 80h 80h 4
Total     280h      40h     40h     400h   18

 

7º Período
Disciplinas Carga Horária*

CH

  Total  

Crédito
T PE E
Políticas Públicas da Assistência Social e Educação 60h 20h - 80h 4
Pedagogia e Educação Social em Organizações não-escolares 60h 20h - 80h 4
Estágio Obrigatório em Pedagogia e Educação Social (não-escolar) - - 80h 80h 4
Trabalho de Conclusão de Curso I 80h - - 80h 4
Total     200h      40h     80h   80h 16

 

8º Período
Disciplinas Carga Horária*

CH

  Total  

Crédito
T PE E
Novas Tecnologias da Educação 60h 20h - 80h 4
Gestão Escolar 60h 20h - 80h 4
Estágio Obrigatório em Docência na Educação Infantil II (pré-escola) - - 80h 80h 2
Trabalho de Conclusão de Curso II 80h - - 80h 4
Total      200h      40h     80h   80h 14

*Legenda Carga Horária: T: teórica; PE: Prática de Ensino; E: Estágio

 

Resumo da distribuição da carga horária da matriz curricular

Componentes CurricularesComponentes Curriculares Carga Horária
Componentes Curriculares Disciplinares 2.220h
Prática de Ensino 420h
Estágio Obrigatório 400h
Atividades Complementares (Componente Curricular Não Disciplinar) 200h
Total Geral 3.240h


 

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