Extensão

NUPRAJUR



MSMT/FSST NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA



DIRETOR: Pe. Edmilson Tadeu Canavarros dos Santos

DIRETOR DO CENTRO JURÍDICO : Prof. Alcindo do Valle Junior

COORDENADORA DO CURSO DE DIREITO Profª. Maria Carolina do Valle

ORIENTADORES DA ÁREA PENAL: Profº. Luiz Gonzaga da Silva Junior e  Profº. Alcindo do Valle Junior

ORIENTADORES DA ÁREA CIVIL: Profº Marcio Romulo e Profª Maria Carolina do Valle

ASSISTENTE SOCIAL: Elaine da Silva Fernandes CRSS 2407 - 21ª região/MS

FSECRETÁRIA : Cintia Gomes


NUPRAJUR



O Núcleo de Prática Jurídica Santa Teresa, foi criado em 2006, para que os acadêmicos do curso de direto pudessem exercitar a prática jurídica e cumprir o estágio obrigatório determinado pelo MEC.

O NUPRAJUR proporciona, desde então, a prática jurídica em casos reais para os acadêmicos do Curso de Direito, a partir do 5º semestre.

Com a orientação de Advogados, professores orientadores, os acadêmicos atendem casos nas áreas cível e penal, no escritório modelo situado no andar térreo da faculdade, esquina das ruas Dom Aquino e 15 de Novembro.

O Núcleo está preparado para atender 16 casos novos por semana. Pessoas com renda familiar de até dois salários mínimos têm direitos a receber gratuitamente o atendimento.


A triagem é feita todas as segundas-feiras, pela tarde, pela assistente social.

 



Números do Nuprajur

O Nuprajur possuiu quatro salas de atendimento, uma sala de aula/reunião, coordenação e um cartório, trata-se de um completo laboratório jurídico para os acadêmicos.


Atualmente 141 acadêmicos fazem o Estágio Supervisionado Orientado, estando devidamente matriculados do 7º ao 10º semestre.

4 Advogados orientam os acadêmicos;

1 assistente social faz as triagens dos assistidos;

Desde sua criação até hoje, o núcleo já atendeu 1200 casos em ambas as áreas, fora as inúmeras orientações jurídicas de pessoas carentes, não contabilizadas face o não ajuizamento do caso;

Em iniciativa inovadora, desenvolvida em conjunto com a 1ª Vara Criminal da Comarca, o NUPRAJUR já atuou na defesa de mais de 50 processos no Tribunal do Júri de Corumbá, todos com a participação efetiva dos acadêmicos como assistentes do Advogado e professor orientador Luiz Gonzaga da Silva Junior.


Estão em andamento hoje no núcleo 235 casos na área cível e 10 casos na área penal;


O Núcleo de Prática Jurídica Santa Teresa é uma extensão do Curso de Direito, hoje sua estrutura é uma das melhores do Estado e também uma referência para a comunidade local.

 

Senhores acadêmicos que ainda não estiveram no Nuprajur, venham nos fazer uma visita.





Acontece na FSST  


BOLSA SOCIAL 2018