Órgão de Apoio

NAP


 A FACULDADE SALESIANA DE SANTA TERESA - FSST institucionaliza mais um das ações contempladas no seu Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI, através da criação do Núcleo de Acompanhamento Pedagógico – NAP, que objetiva o atendimento aos alunos, por meio da coordenação pedagógica que pode identificar problemas de aprendizagem do discente. A partir do diagnóstico, busca junto aos coordenadores de cursos e aos docentes alternativas para solucionar as dificuldades, utilizando sempre o diálogo. Podem ser identificadas ainda outras dificuldades como de relacionamento em sala de aula, ou até mesmo problemas particulares, seja com familiares ou ambiente profissional que podem refletir direto ou indiretamente no seu desempenho acadêmico.


A assistência é efetuada em horários pré-definidos junto à Coordenação Pedagógica e/ou de Curso junto aos discentes (alunos). Dependo do tipo de problema identificado, a coordenação convida os familiares ou responsáveis pelo aluno a comparecer à Instituição para uma conversa, objetivando resolver o problema. Em casos extremos, de acordo com o que for observado, o aluno será encaminhado para um atendimento especializado em relação às questões psicológicas.




Apoio Pedagógico aos Discentes


O apoio didático-pedagógico da  FSST é realizado de diferentes maneiras:


*Visita às salas de aulas, com o objetivo de saber como as turmas estão se desenvolvendo além de levar informações sobre a Instituição, eventos, etc;


 


*Calendário de reuniões sistemáticas com representantes de turmas;


 


*Divulgação dos horários de Coordenação do Curso, Coordenação Pedagógica, Secretaria, Biblioteca, Tesouraria e Laboratórios, para toda a comunidade acadêmica;


 


*No início do semestre os alunos recebem um manual acadêmico, que contempla o calendário escolar e todas as informações acadêmicas necessárias;


 


*Atenção especial aos calouros no primeiro semestre para propiciar a integração e adequação do mesmo ao meio.


Mecanismos de Nivelamento


Os mecanismos de acompanhamento aos discentes emergem das reuniões pedagógicas entre o corpo docente, Coordenação de Curso e Conselho de Curso, os quais em conjunto definem estratégias de trabalho. As ações podem ser implantadas dependendo da necessidade, como a autorização de aulas extras para nivelamento, após verificação das deficiências das turmas recém ingressas, com o objetivo de permitir melhor rendimento do corpo discente em relação ao cumprimento dos conteúdos técnicos, visto ao longo do primeiro ano letivo do curso.


 Apoio à Promoção de Eventos Internos


As coordenações juntamente com o colegiado de Curso estimulam e oferecem todo o apoio necessário para os estudantes realizarem atividades acadêmicas internas que contribuam para o processo de aprendizagem, evolução pessoal e integração dos mesmos. Isto engloba a disponibilização da estrutura e aquisição de materiais necessários, após analise das solicitações.


 


Apoio à Participação em Eventos


 



A FSST estimula e oferece o apoio necessário para os estudantes participarem de atividades acadêmicas de natureza extracurricular que proporcionem a busca do conhecimento em diversas áreas, agregando valor ao currículo, à experiência de vida, ao aumento das relações interpessoais a partir de uma rede de relacionamentos, seja através de visitas técnicas nas empresas, participação em palestras, seminários, treinamentos, workshops, simpósios, cursos de extensão, trabalhos voluntários voltados à responsabilidade social.


 


 




Acontece na FSST  
Cronograma Aditamento 2/2019