EXTENSãO





EXTENSÃO  


     A extensão é assumida como a própria presença da instituição na comunidade local onde os problemas e fenômenos se manifestam em toda a sua autenticidade, constituindo-se no caminho para que a faculdade  a caracterize como ato de educação, um compromisso com os valores e anseios da comunidade.   


A Extensão desenvolvida na FSST tem a função de incentivar, apoiar e avaliar as práticas e ações que demonstram a preocupação e o compromisso assumido com as demandas societárias. Portanto, têm em seu âmbito diversos setores e departamentos que visam responder ao compromisso social que a Faculdade tem com a população vulnerabilizada, com o meio ambiente e com a cultura.

 

A FSST tem procurado construir uma política comunitária voltada para o atendimento da questão social, ambiental e de fronteira e ao mesmo tempo, para a produção de conhecimentos, buscando efetivamente o lugar e o papel da extensão comunitária dentro da Faculdade. Para isso, desenvolve uma prática que atende prioritariamente às áreas de assistência social através do NUPRAJUR, NUPEC, cursos de extensão, e atividades culturais, objetivando atender a sua finalidade de Instituição de responder às demandas que a sociedade apresenta a partir de suas necessidades políticas, econômicas, sociais e éticas.

 

Portanto, a FSST, como Instituição constrói conhecimento e atua como agente qualificado para responder às demandas da sociedade contemporânea. Caracteriza-se assim como Faculdade Comunitária que tem compromissos não só com a qualidade do ensino e da pesquisa, mas também aproxima seu acadêmico da realidade da sociedade a que pertence propiciando a este uma melhor formação profissional e contribuindo com o crescimento sócio, político e econômico da sociedade onde ele participa.

 

      A FSST tem desenvolvido programas extensionistas que propiciam a construção da cidadania e da dignidade de vida dos segmentos populacionais excluídos do processo social. Nesses últimos dois anos, a Faculdade tem fortalecido o setor da extensão, criando novos convênios com a Prefeitura, Obras sociais, alguns setores privados da comunidade. Além disso, tem dado uma atenção especial, através de cursos de extensão, às questões juvenis como a prevenção das drogas, do bullying, e do alcoolismo. Algumas atividades artísticas e culturais visam promover a música, a dança, a literatura, promovendo a cultura local e valorizando os talentos da comunidade. Através do esporte, a Faculdade oferece aos acadêmicos e membros da comunidade, ambiente para o lazer e o relacionamento humano. Esses programas visam atender a população desprovida dos mínimos necessários à manutenção de sua dignidade de vida, ou seja, segmentos populacionais especialmente jovens, mulheres, família carentes, pessoas em situações sociais desfavoráveis à condição humana, procurando atender às demandas sociais que surgem na realidade de Corumbá e região.



Acontece na FSST  


1º Congresso Internacional de Direito no Pantanal