Nossa Faculdade

MISSÃO, VISÃO E VALORES


 


A MISSÃO

A missão da Faculdade Salesiana de Santa Teresa - FSST é a formação integral da pessoa humana, fundamentada nos princípios salesianos de participação ativa na melhoria da qualidade de vida e no desenvolvimento sustentável da região fronteiriça.

 

A VISÃO

A FSST fundamenta-se na concepção humanístico-cristã da educação que tem como princípio a visão de totalidade do homem, integrando as dimensões individuais, sociais e culturais, apresentando características expressas em quatro

dimensões, segundo Parecer nº 113 de 1991, do Conselho Federal de Educação - CFE. Estas dimensões são:

a) Dimensão nominal: o nome "Salesiana", que se refere a São João Bosco, que fez da educação da juventude o seu objetivo de vida, e fundou a Congregação Salesiana a serviço da educação da juventude. Os Salesianos são os continuadores do fundador na missão de educar.

b) Dimensão funcional: identifica-se como centro de estudos em que a formação acadêmica busca o bem-estar físico, social, espiritual e cultural dos homens e mulheres comprometidos com a construção de uma sociedade mais humana e fraterna.

c) Dimensão filosófica humanístico-cristã: promove a afirmação de valores, distinguindo os permanentes dos transitórios, e cria espaços para a criatividade, a crítica, a solidariedade, o respeito à pessoa humana, a busca da liberdade responsável e o compromisso solidário com a sociedade.

d) Dimensão Católica: leva a dar testemunho de fé, aberta ao ecumenismo e ao diálogo entre razão e fé, para a edificação de uma sociedade mais justa, fraterna e sadia.

 

OS VALORES

A Congregação Salesiana foi fundada em Turim, norte da Itália, quando Dom Bosco, que devotava sua vida aos jovens pobres e necessitados, adiantou-se aos tempos e desenvolveu um sistema de educação inovador e arrojado que assim se mantém até hoje: o Sistema Preventivo de Educação. Os salesianos, assim como os seus colaboradores, desenvolvem as atividades educacionais orientados pelos seguintes valores:

a) Razão: o acadêmico se educa quando tem oportunidade de uma convivência construtiva e crítica no seio da Comunidade Educativa que respeita, dialoga, estimula e acolhe.

b) Religião: os valores do Evangelho fundamentam e dão sentido às nossas experiências, atitudes e compromisso enquanto pessoas e comunidade.

c) Amor: o que conquista o jovem para sempre é a experiência de uma relação pessoal, amiga, acolhedora e fraterna.

d) Inculturação: assim como Cristo assumiu a condição humana - humanização – a semente do Evangelho é lançada no terreno fértil das culturas dos diversos grupos - mundo juvenil, classes populares, comunidades indígenas -, de modo que o germe da fé possa se desenvolver e exprimir-se segundo a índole de cada grupo.

e) Compromisso ético e social: o conhecimento produzido e adquirido deve sercompartilhado com a comunidade acadêmica a serviço da pessoa humana e doprogresso humano, cientifico e tecnológico. Além disso. O conhecimento deve levar aocompromisso com as pessoas e a comunidade, fortalecendo parcerias e projetos à serviço das pessoas e da comunidade.

f) Compromisso ecológico-ambiental e fronteiriço: o educando encontra uma razão de estudar e pesquisar, quando se compromete com o ambiente onde vive, sua família, amigos e o ambiente natural que lhe provê as riquezas naturais, minerais e animais. A responsabilidade ambiental e o compromisso ético e cultural com as pessoas e sua história, dentro do contexto fronteiriço, manifesta a abertura de dialogar, aprender e enriquecer com a diversidade dos povos e nações.

 




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